quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Condomínio... haja paciência....

Apois.

Pessoas, ando meio revoltado com o condomínio. Até aí tudo bem. Mas já estou passando do limite. Meu limite acaba no elevador. Pra variar tem sempre um deles parado, ou está reformando, ou está quebrado, simplesmente. Imagine a cena: Você atrasado pra qualquer tipo de compromisso e o único elevador não chega nunca. Aí vc descobre que uma bonitinha estava segurando a porta enquanto refazia a maquiagem... já stressei. Entro no elevador com cara fechada, muito poucos amigos. Aviso de reunião de condomínio. Panfleto mal escrito e sujo. Também, alguns vândalos já rabiscaram o aviso por completo. Mas, algumas coisas nunca mudam. Já viram uma convocação de assembléia de condomínio? Claro! São todas iguais. Os síndicos fazem toda aquela descrição da pauta e no fim de tudo colocam: O que ocorrer.
Gente, o mundo mudou. Como é que vamos querer aceitar toda essa evolução social e tecnológica dos últimos anos de século XX, se as nossas instituições ainda estão no século XVIII? Não poderia ser uma expresão mais jovial, condizente com o nosso tempo? Tipo: O que rolar?
Uma ata de assembléia de condomínio é uma coisa muito sacal. Penso que toda ata é uma coisa muito sacal. Cheia de rodeios, de floreamentos pra dizer o que aconteceu naquela distinta reunião. Porque não usamos a tecnologia pra isso? Filma tudo e nada passará despercebido. Aí alguém vai dizer que o custo de filmagem é caro. Pode ter certeza que é menos caro do que o Big Brother que estão em cada um dos condomínios mundo a fora. Somos filmados e observados por todos os êngulos. Nada escapa às lentes do circuito interno dos condomínios.
Só falta a síndica querer instalar uma câmera voltada pra porta do apartamento que moro. Aí, a minha paciência já explodiu.
Fui me queixar com a síndica, por conta do problema do elevador, motivo inicial de tudo isso, e sabe o que ela me disse? Que um estava parado porque estava reformando e que o outro irá parar no carnaval. Olhei bem fundo nos olhos dela e disparei: - Irresponsável. Dei as costas e saí.
Não perco a proxima reunião de condomínio, fora que já ando insuflando uma certa parcela de moradores para irmos na tal assembléia. Já anuncio que vou barbarizar.
Não me pegue não, me deixe à vontade... o bicho vai pegar.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Duvida cruel.

Apois.
Pessoas, sei que não tenho sido muito justo com o blog, mas é que tenho passado por tempos difíceis e não quero destilar minhas amarguras aqui, pois aqui não é lugar pra isso. O blog fez aniversário e eu nem sequer escrevi nada, mas enfim, fica aqui os parabéns ao blog. Só espero que eu não passe mais tanto tempo sem escrever. Isso é uma terapia.
Mas, bem, o assunto de hoje é algo que me aflige profundamente, e mais uma vez um grande amigo me fez voltar a pensar nesse assunto: idade. Não que os meus 40 anos me deixe triste, não mesmo, muito pelo contrário, foram anos muito bem vividos, e só tenho a agradecer a Deus por tantas bençãos que recebo a cada respirar. Mas o que me deixou tão aflito é saber a que categoria etária eu pertenso.
Bem, deixa eu explicar. Conversando com esse amigo, eu cheguei a cogitar que teria que me convencer que já sou um coroa. De bate pronto ele reagiu dizendo que eu pegasse mais leve, pois eu tb não era um coroa. Isso me deixou profundamente aflito, porque se eu não sou um coroa e, ao mesmo tempo estou longe de ser um jovem, ou adulto, que seja, em que classificação etária eu estou?
Aí começamos a divagar sobre qual seria a minha situação atual. Seria eu um pós adulto ou um pré coroa? Sim, pois existem os pré adolescente, os pós adolescente que são os jovens, categoria que eu realmente gostaria de pertencer eternamente. Mas como o tempo é duro com todo mundo, envelhecer é uma arte, e eu me sinto um verdadeiro artista.
Assim sendo, seja lá pós adulto ou pré coroa, o importante é que se tenha uma vida com qualidade, com amor, com a jovialidade que cada momento exige para que possamos envelhecer sempre pensando como pessoas.
Se minha mãe chegar a ler esse "post", espero que mais uma vez ela me ajude, pois com ela tá acontecendo justamente o oposto, acho que ela descobriu a fonte da juventude, tomara que ela me ensine o caminho.
Beijos no coração de todos, e, se poderem, me ajude nessa dúvida cruel.

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

O que fizeram com a Música Popular Brasileira?

Apois.

Pessoas, sei que tenho andado muito distante do blog, mas eu tenho uma explicação convincente: estavamos e ainda estamos em meio a eleições no Brasil, o que explica a minha distância é justamente o fato de não querer contaminar com o meu ponto de vista impessoal e passar, de alguma forma, a influenciar as pessoas que me lêem.
Só pra não passar em branco, tenho um comentário a fazer sobre as eleições, e esse comentário é direto: Tiririca é o cara. Sim, ele é o cara. Ele me fez enxergar uma coisa simples: Eu também não sei o que faz um Deputado Federal. O meu único desespero é não ter votado em Tiririca, será que ele vai me contar o que é que faz um Deputado Federal?
Até pouco tempo atras eu imaginava que os Deputados Federais tinham a obrigação de fazer leis que doutrinasse ou disciplinasse o estado, mas depois de tantas fichas sujas, eu realmente não sei o que faz um Deputado. Mas o assunto hoje não é política, deixo aqui bem explicita a minha ignorância em relação aos Deputados, e, aguardo ansioso que Tiririca divulgue os seus afazeres como o Deputado Federal mais votado nessas eleições.
Bem, política à parte, o que tenho que expor aqui é sobre música. Pessoas, acreditem, eu fui ontem ao barzinho que fica aqui em frente ao predio que moro. Já sou um contumaz critico desse barzinho por um único motivo, é que lá tem o tal do videokê. Esse aparelho é invenção do coisa ruim, só pode. O pior é que tem gente que não se toca de que não sabe cantar, que não tem tom, que não tem rítmo, mas ainda assim se arrisca a pegar no microfone e simplesmente desconstruir tudo o que vc sempre pensou sobre música.
Eu fiquei estarrecido. Algumas pessoas acham pouco o fato de gritarem quendo cantam, ainda gritam comemorando a sua nota que o tal aparelho sugere no final de cada canção. É simplesmente o som do inferno.
Durante muito tempo critiquei o tal bar, mesmo porque a impressão que tenho é que só toca a mesma música sempre. A voz é sempre estridente, afinal se trata de um som de péssima qualidade, e ainda por cima de tudo, algum daqueles auto-falantes com certeza está com defeito. Eles gritam, achando que isso vai melhorar a sua performance. E o que ouvimos é simplesmente a destruição de belas canções. Aí nesse momento, eu paro e penso: Será que tal cantor, quando compôs tal canção tinha a idéia de que um simples aparelho viria a destruir todo o processo criativo?
Pessoas, é simplesmente dantesco o que fazem com a Música Popular Brasileira. As pessoas acreditam que sabem cantar, empunham um microfone e se sentem como estuvessem no banheiro de suas casas. Teve um mesmo rapaz, que começou a cantar pra sua amada (imagine que casal) e eu realmente tive a impressão, por diversas vezes, que a prótese dentária (so falei esse nome pra não contrariar meu irmão, pois normamente chamo de dentadura ou perereca) iria cair a qualquer momento no copo da ébria namorada.
Pessoas, eu vou parar por aqui. Relamente não tenho condições psicológicas pra descrever tudo o que presenciei. Peço a vocês que quando virem a minha humilde residência, abstraiam todo e qualquer tipo de som que ouvirem ao adentrarem a portaria. Pode ter certeza de que, se tentarem ouvir alguma coisa vinda daquele lugar, vai ter uma crise séria de depressão, pelo menos até chegar no 18º andar.

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Musica Mundial Contemporânea

Apois.
Personas de mi vida, sei que sumi or uns tempos, tem sido tempos difíceis, mas, enfim, ninguém tem nada haver com a minha dor, e chega de choradeira, pois, como dizemos aqui na Bahia, lugar de chorar é no pé do caboclo lá no Campo Grande. Mas, o assunto de hoje é musica.
Tenho sido novamente influenciado por sons, dessa vez foi um quase irmão, uma dessas pessoas que aparcem uma única vez na vida, e eu estou aproveitando muito, e tenho ouvido muita coisa velha, sim, velha, mas que eu não conhecia, o que faz com que se torne novo. Acabei que dei uma upgrade geral na minha discoteca particular.
Uma inovação sem precedentes, canções que sempre tiveram perto e eu nunca atentei para elas, e derrepente elas invadem a minha vida e dão um outro rumo a minha trilha sonora.
De Ticoãs a Cake, tudo é muito novo, e por favor não me critiquem, é novo sim, pois eu nunca havia prestado atenção a essas canções.
Lotei meu HD, não tenho mais espaço e ainda falta muita coisa, mas muita coisa já está mudando.
As pessoas que me lêem e que têm a honra de compartilhar músicas comigo, sei que todos vão adorar e prometo que em breve devo apresentar-lhes coisas "novas".
Posso citar alguns nomes, mas pra não ser injusto, prefiro que todos fiquem no anonimato, vocês sabem quem são e eu também.
A trilha sonora tá mudando, os rumos da minha vida também, espero que eu tenha a companhia de trilhas sonoras por toda aminha vida, pois a conteporaneidade delas sempre existiram, era eu que estava sempre buscando o novo, sendo que tanta coisa "nova" eu tinha deixado pra trás, precisava mesmo retornar ao passado pra poder aprender mais algumas coisas que deixei de aprender.
Espero corresponder a contento aos ouvidos de alguns e à paciência de muitos.
Tô me reconstruindo de som.
E vamos á luta...

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

É o tempo, gente...

Apois.
Pessoas, enfim chegou o dia. Acabei de completar 40 anos, e isso foi só ontem.
Sei lá, é estranho, é como se eu tivesse 28, isso querendo ser modesto, mas já começoa sentir as limitações da máquina humana que é habitada por um espírito jovem, eu realmente não me sinto com 40 anos. Maduro? Nem sei. Experiente? Nem tanto, acho que curti pouco, poderia ter sido bem melhor, eu saberia como fazer melhor, mas o que interessa nesse momento não é pensar no que poderia ter sido, não tenho mais tempo pra isso. Mas, também, não posso me queixar de nada. As vezes penso que cair nas armadilhas de pessoas ou situações inusitadas vai fazer parte da minha história pra sempre.
O que realmente não abro mão é do meu direito de experimentar, eu experimento tudo, eu gosto de tudo, eu não acho nada ruim, enfim, ainda sou um jovem, trancado num corpo adulto e cheio de pequenas limitações que vão aumentar cada vez mais.
Segundo Caetano:"A vida começa aos quarenta". Será?
Como já citei anteriormente nesse mesmo "post", eu não tenho do que reclamar da vida, não mesmo.
Quer começar a contar os motivos por onde? Bem, o principio de tudo é um ser abençoado por Deus a quem chamamos de MÃE. Êta mulher porreta, pessoas, não sei o que seria de mim sem essa pessoa que teve a benção de me colocar nomundo e me ensinar a ser um homem, pois macho todos sabemos ser na hora certa.
Aí passo pro segundo passo, a família, o todo, irmãos nem sempre compreensíveis, mas sempre que precisei lá estavam eles, então meus irmão, apesar de não serem pessoas que eu possso escolher, Deus me abençoou e assim abençoou também a minha mãe, somo cinco filhos, com personalidades fortes, com objetivos definidos,e lá vamos todos muito felizes.
Chego na melhor parte, os amigos, eles são a minha essência, é lindo ver eles conversando entre sí, as vezes prefiro parecer um leigo, pra ver a beleza que há na amizade, na troca visível do amor que nos une. Meus amigos não tem defeito.
Hoje tive prova concreta de que os meus amigos estão sim, do meu lado. É uma troca de amor revigorante, cada abraço cada beijo, é lindo. É amor.
Chega...

domingo, 11 de julho de 2010

Recordações

Apois.

Pessoas, ando nostálgico. Sei lá, tenho andado assim, não tenho com justificar. Do nada, começo a lembrar de fatos, coisas, pessoas, momentos. Mas o mais tem me chamado a atenção é a intensidade como isso vem acontecendo comigo. Relembrar momentos é muito legal, ainda mais pra um cara que tem Ilhéus como cidade natal, uma pessoa que tem um monte de amigos, um homem com quase 40 anos de idade e de história.
O tempo não consegue apagar os momentos, os lugares, as palavras, os gestos, as pessoas, a música, enfim, tudo. Vem tudo aparecendo na memória, as vezes não consigo coordenar os pensamentos e tudo se mistura. Mas é muito bom. Dá uma sensação de conforto. Tenho conseguido decifrar vários momentos incompreensíveis nos momentos em que aconteceram. Tudo parece ter uma justificativa, tudo faz sentido agora.
As vezes fico querendo descrever determinados cenários, mas como vou conseguir que você que está aí lendo esse "post", imagine a visão que tenho em mente do Mirante da Igreja da Vitória? Só estando lá pra poder definir. Uma fotografia talvez não seja o suficiente detalhar alguns bons momentos que passei naquele lugar. A visão da cidade do Mirante do Outeiro de São Sebastião é outra coisa indescritível. Não é querendo me gabar não, mas eu fui abençoado em ter nascido numa cidade como Ilhéus.
Esse "post" eu dedico a todos os meus amigos, irmãos que tive e que não tive, não pensem vocês que vão simplesmente sair da minha vida. Cada um de vocês tem uma história e nessa história individual de cada um, sei que também tem muito de mim. Só assim pra conseguir caminhar em busca da tão buscada evolução.

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Essa ano a copa acabou mais cedo...

Apois.

Pessoas, o que vou descrever aqui é um filme que todo mundo assistiu, ou pelo menos deveria ter assistido. Ano de copa do mundo e eleição é um ano bastante complicado, todos os políticos querem se aproveitar do momento. Se a seleção foi bem na copa e sagrou-se campeã, aí é todos tiveram sua participação, mas enfim, vamos deixar isso pra hora que as urnas forem abertas. O que quero falar aqui é de pessoas, gente de carne e osso, que torce, chora e sofre. Pois bem, como de costume, assisti o jogo em casa, e só depois é que fui pra casa do meu irmão. Os joghos da seleção brasileira essa copa foram estranhos, os dois primeiros eu assisti nacasa de um amigo junto com outros amigos, foi legal, afinal rever os nossos amigos e aida sorrir com os gols do Brasil é muito legal, muitas cervejas e conversas, cada um tem uma opinião diferente em relção à partida que passa no televisor a nossa frente.
Bem, os jogos seguintes optei por assistir só, e somente depois ir pra rua ver as pessoas. Confesso que no jogo contra o Chile cheguei a acreditar que fossemos bem longe. Ledo engano, mas o relato principal veio após a derrota para a Holanda. É interessante ver como uma copa do mundo pode abater as pessoas. Fui pra casa do meu irmão de ônibus, e pude observar os rostos das pessoas, era como se tivessem perdido todas as esperanças, ninguém se atrevia a sorrir, era o fim da festa, todo mundo desarmando o circo. A viagem daqui do centro de Salvador, onde moro, até a casa do meu irmão geralmente demora 1:30 horas, mas no duia 2 de julho foi diferente, eram poucas as pessoas que se atreviam a sair na rua, era uma vergonha nacional, ví um povo realmente derrotado. Não posso afirmar que isso faça com que essas poucas pessoa que encontrei no meu caminho venha a escolher certo os nossos governates, mas são eles quem vão dizer quem querem que os governem.
O que quero lembrar às pessoas que lêem o que escrevo, é que, tá mais do que na hora de erguer a cabeça, escolher certo os homens do poder, pois em 2014 a copa do mundo é aqui em casa, lembrem-se também que temos 4 anos ainda pra preparar uma grande festa, mas esse ano a copa acabou mais cedo.