quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Reflexões sobre covardia e covardes

Apois,

Pessoas, tenho observado muito o comportamento das pessoas, acho que isso não tem me trazido bons resultados, quando eu olhava o cotidiano era bem mais fácil escrever. Bem, mas já que tenho praticado a observação do comportamento humano, um tema me chama muito a atenção. Não sei se vocês vão concordar comigo, por isso peço de antemão que assim que ler esse "post" deixem o ponto de vista de vocês, prometo que publico todos. O tema é covardia, estive pensando e analisando a covardia e cheguei à conclusão que um covarde é capaz de coisas surpreendetes. Olhem, não estou falando sobre os medrosos, mesmo porque concordo que é o medo que nos mantém vivos. Já a covardia ela não tem limites. O covarde nunca assume as suas responsabilidade, sempre procuram alguém pra jogar a culpa pelos seus erros, eles não assumem compromisso e nem responsabilidades, passam o tempo todo procurando um responsável pelas suas culpas. Temos exemplos históricos de medrosos, e o mais emblemático que me vem à cabeça nesse momento é Pedro, apóstolo de Cristo, ele o negou por três vezes, segundo a bíblia, mas não por medo, e sim por ser um covarde. Claro que o medo em algumas ocasiões acompanha a covardia, mas não necessariamente, a grande maioria das vezes, a covardia se vale do status quo para se justificar. Se formos partir pra exemplos de covardes na política, creio que um encontraremos uma presença marcante deles. São pessoas que não pensam em mais nada além do próprio bolso, e abrir mão de determinados confortos não está na idéia de nenhum deles. Um covarde não luta, ele trapaceia, ele mente, desvirtua o comportamento de toda uma sociedade. É com desprezo que olho pra esse tipo de gente, mesmo tendo que, muitas vezes, conviver com um ou vários deles, afinal eles também estão no cotidiano de todo mundo, até no deles mesmos. Um compositor já disse que "é preiso perdoar o chato", mas o covarde não. Covarde não tem perdão, mesmo porque perdoar não é uma de suas qualidades. Bem, pessoas, é isso o que penso, e vocês?

3 comentários:

  1. Muito bem articulado seu texto. A sua visão sobre o cotidiano e sobre as pessoas é muito interessante. Para endossar seu texto deixo um frase de Mahatma Gandhi:"O medo tem alguma utilidade, mas a covardia não."

    Junior

    ResponderExcluir
  2. Achei bom o seu texto e concordo plenamente sobre o covarde. No meu mode de ver o covarde é um oportunista sem personalidade bom Joana

    ResponderExcluir
  3. Bem, seu texto foi muito bem elaborado e concordo com o seu ponto de vista em relação ao covarde e a covardia, espero o proximo post na proxima quarta.

    Átila.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e sugestões para novos posts...