Apois.
Tenho me policiado muito na hora de escrever os meus "posts" com receio de me tornar muito clichê ou descambar para a pieguice, mesmo porque ainda consigo ter uma visão romântica da vida e do cotidiano. O assunto desse "post" pode nos levar pra diversos caminhos e situaçõs controversas e distintas, é que hoje eu resolvi escrever sobre o NÃO. A importância que essa palavrinha curta e muito significativa faz uma diferença enorme no cotidiano das pessoas. Nem sempre estamos preparados para um NÃO. Claro, todo vez que damos asas aos nossos sonhos, o que sempre imaginamos é o cenário perfeito para a relaização dos mesmos, só que na grande maioria das vezes o que nos falta são os pés no chão, os sonhos geralmente nos leva a flutuar. Pois bem, é justamente nesse momento que essa palavrinha nos traz à realidade. Saber dizer NÃO é essencial ao ser humano. Como diz Tom Jobim: "a hora do sim é o descuido do não". Temos que ter em mente sempre um não como resposta, assim já começamos, de imadiato, a analisar as situações partindo do princípio de que a negativa é certa. Por exemplo quando vamos partir pra um flerte, o não é uma certeza, o que arriscamos naquele momento em que vamos passar uma cantada em alguém é que a situação NÃO suma e dê vazão a um SIM.
O NÃO é usado como uma boa arma para os pais e seus mais diversmos modos de criar seus filhos. Claro que ninguém na vida espera somente ouvir NÃO, algums pais repressores por excelência parecem que não conhecem o SIM, que não faz parte do seu vocabulário e acham que somente a negativa é que faz com que seus filhos e tornem exemplos de educação, não sabendo que muitas vezes estão alimentando e criando seres perversos simplesmente porque estão sendo reprimidos. Precisamos ter sempre o NÃO como argumento, mas também não podemos nos tornar repressores, arrogantes e perversos por muitas vezes termos essa ferramenta nas mãos e estarmos em condições de tomar decisões que irá influenciar a vida de quem nos rodeia.
A conclusão a que chego é que a importância do equilíbrio entre SIM e NÃO nos faz ser pessoas equilibradas ou perversas, mas devemos ter consciência que nas nossas escolhas a importância dessas duas palavrinhas deve conter o nosso senso ético e justo, não deixando descambar pra maldade, pois de maldade esse mundo cansou.
A luz que não se apaga quando chega a madrugada
-
Ah, este silêncio ensurdecedor aqui dentro de mim madrugada adentro. Está
tão alto que não consigo dormir. Aquilo que fala pelo sentimento. Quem
cala, sen...
Há 7 anos
Acredito que o uso do NÃO realmente deve ser feito depois de bem pensado, assim como o uso do SIM. Devemos concordar que a banalização de ambas as palavras aqui enfatizadas podem trazer grandes consequências para a vida de quem as recebeu.
ResponderExcluirMarcos Pinheiro
marquinhos2311@hotmail.com
Acreito que todos dois são essenciais pois não podemos usarmos só o sim ou só o não mas como mãe acreito que até errei muito dizendo muitos sim é que não sei dizer não, até quando o digo termina virando sim e hj sofro na pele o efeito dos sim quando devia ter dito não.Agora tomo a liberdade de dá um conselho seja firme nos seus não e sim e justifique-os o porque do não ou do sim. Joana
ResponderExcluirNão podia ficar sem comentar mais um texto brilahnte de Fernando. Adoro sua observação sobre as coisas da vida.
ResponderExcluirJunior