quarta-feira, 3 de março de 2010

É preciso saber dizer Não.

Apois.

Tenho me policiado muito na hora de escrever os meus "posts" com receio de me tornar muito clichê ou descambar para a pieguice, mesmo porque ainda consigo ter uma visão romântica da vida e do cotidiano. O assunto desse "post" pode nos levar pra diversos caminhos e situaçõs controversas e distintas, é que hoje eu resolvi escrever sobre o NÃO. A importância que essa palavrinha curta e muito significativa faz uma diferença enorme no cotidiano das pessoas. Nem sempre estamos preparados para um NÃO. Claro, todo vez que damos asas aos nossos sonhos, o que sempre imaginamos é o cenário perfeito para a relaização dos mesmos, só que na grande maioria das vezes o que nos falta são os pés no chão, os sonhos geralmente nos leva a flutuar. Pois bem, é justamente nesse momento que essa palavrinha nos traz à realidade. Saber dizer NÃO é essencial ao ser humano. Como diz Tom Jobim: "a hora do sim é o descuido do não". Temos que ter em mente sempre um não como resposta, assim já começamos, de imadiato, a analisar as situações partindo do princípio de que a negativa é certa. Por exemplo quando vamos partir pra um flerte, o não é uma certeza, o que arriscamos naquele momento em que vamos passar uma cantada em alguém é que a situação NÃO suma e dê vazão a um SIM.
O NÃO é usado como uma boa arma para os pais e seus mais diversmos modos de criar seus filhos. Claro que ninguém na vida espera somente ouvir NÃO, algums pais repressores por excelência parecem que não conhecem o SIM, que não faz parte do seu vocabulário e acham que somente a negativa é que faz com que seus filhos e tornem exemplos de educação, não sabendo que muitas vezes estão alimentando e criando seres perversos simplesmente porque estão sendo reprimidos. Precisamos ter sempre o NÃO como argumento, mas também não podemos nos tornar repressores, arrogantes e perversos por muitas vezes termos essa ferramenta nas mãos e estarmos em condições de tomar decisões que irá influenciar a vida de quem nos rodeia.
A conclusão a que chego é que a importância do equilíbrio entre SIM e NÃO nos faz ser pessoas equilibradas ou perversas, mas devemos ter consciência que nas nossas escolhas a importância dessas duas palavrinhas deve conter o nosso senso ético e justo, não deixando descambar pra maldade, pois de maldade esse mundo cansou.

3 comentários:

  1. Acredito que o uso do NÃO realmente deve ser feito depois de bem pensado, assim como o uso do SIM. Devemos concordar que a banalização de ambas as palavras aqui enfatizadas podem trazer grandes consequências para a vida de quem as recebeu.

    Marcos Pinheiro
    marquinhos2311@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Acreito que todos dois são essenciais pois não podemos usarmos só o sim ou só o não mas como mãe acreito que até errei muito dizendo muitos sim é que não sei dizer não, até quando o digo termina virando sim e hj sofro na pele o efeito dos sim quando devia ter dito não.Agora tomo a liberdade de dá um conselho seja firme nos seus não e sim e justifique-os o porque do não ou do sim. Joana

    ResponderExcluir
  3. Não podia ficar sem comentar mais um texto brilahnte de Fernando. Adoro sua observação sobre as coisas da vida.
    Junior

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e sugestões para novos posts...