quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Então, fechemos os olhos... e digamos Amém.

Apois.

Bem, não sei se eu é que realmente sou um cara chato, ou se o meu momento não tá sendo dos melhores, ou se eu realmente tenho razão (se é isso o que eu pretendo), mas algumas análises feitas do cotidiano tem sido muito radical, tenho olhado as coisas, as pessoas, as atitudes, de um forma muito racional, as vezes penso até que radical demais. Mas, enfim, como todo mundo, eu também tenho sangue correndo nas veias, eu tb tenho sentimentos, e mesmo, muitas vezes querendo estar aqui unica e exclusivamente como obeservador, as vezes não consigo, por mais que eu tente.
Sei que estar aqui fazendo uma análise do comportamento humano, posso ser generalista, mas a conclusão a qual chego é que, todo mundo está olhando somente pro seu próprio umbigo, estamos nos tornando cada vez mais egoistas, então penso que é ambíguo escrever um post como o da semana passada, será que tem alguém relamente ligando pro que tá acontecendo no Haiti? Creio que não, não temos mais tempo para esse tipo de discursão, para esse tipo de questionamento. Tá todo mundo muito preocupado com o que irá acontecer no carnaval, ainda mais aqui na Bahia, a terra em que o ano só começa na quarta-feira de cinzas.
O que questiono a mim mesmo é a presença quase imperceptível da nossa omissão. Espero que quem leia esse post não venha a achar que eu estou me colocando fora da situação, eu também sou omisso muitas vezes, eu tb sou egoísta e, podem ter certeza, que estou preocupado com a quantas bocas vou beijar nas ruas de Salvador no período momesco, mas não deixo de refletir sobre a minha omissão. Um amigo outro dia me disse que esse tipo de questionamento é "masturbação mental", mas a verdade é que toda as vezes que viramos as costas para as injustiças que estão acontecendo aos nosso olhos, nós estamos compactuando, achando correto, tomando a nossa decisão, estamos concordando com a injustiça. Somos corruptos por natureza. Temos a visão mesquinha de que corrupção são só os grandes políticos que estão passiveis, não, eu não penso assim, somos corruptos quando furamos uma fila pra tirar a vantagem de economizar tempo, daí em diante, o jeitinho brasileiro é pura corrupção. Estamos sempre querendo nos beneficiar de alguma forma, mas criticamos os mensalões da vida, mas é a mesma corrupção que cometemos todos os dias e nem percebemos. Alguns chamam o nosso "jeitinho brasileiro" de desvio de condulta, não é verdade, é corrupção mesmo. Não devemos ficar apontando os erros dos outros quando nós também temos os mesmos defeitos.
É, pessoas, realmente chego a conclusão de que eu sou muito, mas muito chato mesmo. Ainda assim prefiro continuar fazendo esses questionamentos sobre a minha personalidade a todos os momentos do meu tempo, antes que ele se esgote e eu além de corrupto, omisso, radical, chato, também seja cínico.

Um comentário:

  1. Concordo com isso tudo que vc postou desde que me indignei pela primeira vez com os erros alheios, da política, da justiça cega(que é também é surda e muda) e enfim o que só tenho a dizer é que a "masturbação mental" escrita por vc faz a diferença diante da unanimidade das pessoas que se acostumam com isso...Mas saiba pode ser que esse poste não mexa com os egos dos acomodados mas basta não fazermos nada ou não "postarmos" nada para que o mal triunfe.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e sugestões para novos posts...