quarta-feira, 31 de março de 2010

A Polêmica e a Ponte

Apois.

Depois de duas semanas de intensa reflexão sobre a minha vida e algumas cicatrizes a serem fechada, enfim, voltei. Sinceramente, acho que esse 15 dias de repouso relativo, me tornei um ser um pouco mais nervoso e impaciente, mas deixemos de lado as minhas dores carnais, e vamos tentar resolver os meus problemas cotidianos.
Eis que depois desse longo período de convalescência chega a Semana Santa, e como não podia deixar de ser como há anos acontece, sempre retono a Ilhéus pra poder passar o feriado de páscoa ao lado dos meus.
Inusitadamente, a viagem ficou pra ser resolvida em cima da hora devido a alguns impasses realtivos a disponibilidade de horários de viagem. Assim que tomamos a decisão de viajarmos, entrei em contato com a empresa que opera o sistema Ferry Boat, que liga Salvador à Ilha de Itaparica. Optamos viajar por essa estrada por ser ela nova e o fluxo de vículos pesados não existe, além da contemplação que uma viagem à beira mar seduz qualquer mortal. Mas uma coisa realmente me deixou profundamente frustrado. Relamente o governo do estado teve o esmero de viabilizar uma estrada que liga, teoricamente, Salvador à região Sul do estado. Mas, alguma coisa realmente ainda não funciona.
Alguns críticos como o senhor João Ubaldo Ribeiro, que é nativo de Itaparica, tem como bandeira atualmente um levante contra a idéia da construção de uma ponte que liga Salvador a Itaparica, mas eu devo dizer que realmente é necessário a realização de tal obra, pois o sistema Fery Boat não funciona, e foi feito pra não funcionar. O fluxo de veículos e pessoas nos feriado prolongados cresce assustadoramene e o sistema passa a não funcionar, não dá conta. A empresa que opera o sistema trabalha somente com um navio de última geração, os outros vem se deteriortando através dos anos, são lentos, sujos, mal cuidados, uma verdadeira falta de respeito para como povo baiano.
A criação do sistema tinha como interesse uma maior integração estadual, foram construidas estradas de acesso para que a população pudesse usufrir do sistema, mas esse elo de ligação faltou, e muitas vezes é humilhante gastar três horas de Ilhéus a Itaparica e ficar mais quatro horas esperando a oportunidade de poderfazer a travessia.
A necessidade da construção da ponte é realmente latente, pois seria o elo final de integração entre a capital e a região sul do estado. Senhor João Ubaldo, o povo da Bahia merece a construção dessa ponte. Também não acho que seja uma absurdo a cobraça de pedágio para utilizar tal equipamento, pois hoje além de caro, o sistema Ferry Boat simplesmente não funciona. Já que alguns acham um absurdo a construção da ponte, acredito eu que essas pessoa tem um quê de irracional, está pensando somente no bucolismo de Itaparica. Assim sendo proponho uma solução para o impasse. Tranformemos Itaparica emm vários condomínios fechados, como estão fazendo na linha verde e principalmente em Praia do Forte. Assim preservariamos Itaparica da destruição tão temida pelos seus habitantes, como também proporcionamos um pouco mais de conforto para os baianos que utilizam a estrada pra ir visitar parentes em feriado de páscoa, sendo um pouco intimista nesse momento.

quarta-feira, 17 de março de 2010

Stanby

Apois.

Pessoas, peço-lhes desculpas por não escrever o meu post essa semana, é que estou me recuperando de uma pequena cirurgia e prefiro não escrever, mas aguardem uma edição extraódinária ainda essa semana.
Obrigado pela compreensão de todos.

terça-feira, 9 de março de 2010

Aos Amigos

Apois.

E como diria minha sábia mãe, citando ditados do filosofo ilheense Rubens Correia: Amigo e Honesto só no dicionário. Assim sendo, acabei de criar uma infinidade de caminhos sobre o tema do "post" dessa semana. Falar sobre honestidade não creio que seja uma boa opção, uma vez que, cada um de nós temos uma flexibilidade quanto a nossa própria ética. Então, o assunto passa a ser amizade. Enfim, chegou num assunto que tem sido um eterno aprendizado. O que seriam os amigos?
As vezes penso que meus amigos são verdadeiros heróis, pelo menos, na tarefa de me suportar eles são campeões. Tenho uma mãe sábia, todos os dias ela aparece com um dixote diferente, acho genial, um dia ainda vou copiar todos e fazer um livro, uma homenagem á minha melhor amiga. Mas, pieguices à parte, diversas pessoas já passaram na minha vida, algumas somem e depois aparecem e parece que nunca nos separamos. Assim tem sido essa vida que vai se alongando a cada segundo, e mais gente chegando e gente partindo. Outras passam como um raio e nunca mais as vemos.Sempre sofremos grandes decepções com os nossos amigos, mas isso depende das nossas escolhas. O amigo é aquela pessoa que vc liga a qualquer hora, chora ao telefone, desabafa, enfim, usamos e abusamos dos nossos amigos, pelos mais diversos meios de comunicação. Mas, não posso esconder a minha tristeza, ao ver que muita gente sem pedir, invade a sua vida, se torna um grande amigo e depois você descobre que nada daquilo era verdade. A essa altura, essa pessoa já tem em mãos tudo sobre você, e como diz Bob Marley: Somente seu amigo sabe seus segredos, então só ele podera revelá-los.
Mas ainda assim não há como não convivermos com pessoas e irmos fazendo as nossas ecolhas, separando o joio do trigo.
Assim sendo, retorno eu para o dicionário.

quarta-feira, 3 de março de 2010

É preciso saber dizer Não.

Apois.

Tenho me policiado muito na hora de escrever os meus "posts" com receio de me tornar muito clichê ou descambar para a pieguice, mesmo porque ainda consigo ter uma visão romântica da vida e do cotidiano. O assunto desse "post" pode nos levar pra diversos caminhos e situaçõs controversas e distintas, é que hoje eu resolvi escrever sobre o NÃO. A importância que essa palavrinha curta e muito significativa faz uma diferença enorme no cotidiano das pessoas. Nem sempre estamos preparados para um NÃO. Claro, todo vez que damos asas aos nossos sonhos, o que sempre imaginamos é o cenário perfeito para a relaização dos mesmos, só que na grande maioria das vezes o que nos falta são os pés no chão, os sonhos geralmente nos leva a flutuar. Pois bem, é justamente nesse momento que essa palavrinha nos traz à realidade. Saber dizer NÃO é essencial ao ser humano. Como diz Tom Jobim: "a hora do sim é o descuido do não". Temos que ter em mente sempre um não como resposta, assim já começamos, de imadiato, a analisar as situações partindo do princípio de que a negativa é certa. Por exemplo quando vamos partir pra um flerte, o não é uma certeza, o que arriscamos naquele momento em que vamos passar uma cantada em alguém é que a situação NÃO suma e dê vazão a um SIM.
O NÃO é usado como uma boa arma para os pais e seus mais diversmos modos de criar seus filhos. Claro que ninguém na vida espera somente ouvir NÃO, algums pais repressores por excelência parecem que não conhecem o SIM, que não faz parte do seu vocabulário e acham que somente a negativa é que faz com que seus filhos e tornem exemplos de educação, não sabendo que muitas vezes estão alimentando e criando seres perversos simplesmente porque estão sendo reprimidos. Precisamos ter sempre o NÃO como argumento, mas também não podemos nos tornar repressores, arrogantes e perversos por muitas vezes termos essa ferramenta nas mãos e estarmos em condições de tomar decisões que irá influenciar a vida de quem nos rodeia.
A conclusão a que chego é que a importância do equilíbrio entre SIM e NÃO nos faz ser pessoas equilibradas ou perversas, mas devemos ter consciência que nas nossas escolhas a importância dessas duas palavrinhas deve conter o nosso senso ético e justo, não deixando descambar pra maldade, pois de maldade esse mundo cansou.