quarta-feira, 5 de maio de 2010

A cerca do casamento...

Apois.

Pessoas. Sei que é muita ousadia da minha pessoa tentar escrever algo sobre casamento, nunca fui casado, no máximo, o que vivi foram breves namoros, alguns relâmpagos, outros nem tanto, então não sou um especialista no assunto, mas como verme e ousadia todo mundo tem, lá vou eu.
Conversando com um amigo, ele me falou que precisava escrever uma redação sobre casamento, e queria que eu o ajudasse, mas logo eu? Então disse pra ele que ele deveria fazer uma abordagem dos prós e dos contras de um relcionamento. Começamos pela rotina, que é um fator decisivo na durabilidade do casamento. Quando um casamento cai na rotina, pode acreditar, é o fim, pois os problemas passam a ser mais importantes que as qualidades, aí vem sempre aqueles assuntos que magoam, daí vale tudo, a descarga que não foi dada, um pentelho no sabonete, é motivo de uma rusga incurável.
Mas não podemos pensar só nos problemas, afinal, casamento também tem seu lado bom, tem alguém do seu lado pra poder dividir momentos bons e ruins, alguém com quem compatilhar alegria, sem contar que o amor é a base de todo relacionamento.
Não acredito em casamentos perfeitos, todos tem seu momentos de tensão e acho que realmente deve ser assim, pois só assim é possivel saber a capacidade de superação e fortlecimento de uma união que nem sempre dura a vida toda, mas duram um bom tempo. Não existe uma fórmula perfeita, pelo menos eu não conheço e nem nunca ouvui falar. Lembro até uma piada de Seu Lunga, em que ele chamava a esposa de amor, porque havia esquecido o nome da coitada a mais de 10 anos.
Existem sim, casais que realmente foram feitos a tampa da panela um do outro. Mas pelas estatísticas dos descasado, não é lugar comum a durabilidade dos relacionamentos.
Espero que com esse post, possa saber um pouco mais sobre casamento, comentem mesmo discordando, como falei no início, sou um leigo no assunto, só quis expor aqui o que está diante dos meus olhos.
E que sejam felizes para sempre...

3 comentários:

  1. Quando falo sobre esse assunto, costumo dizer que, antes mesmo de dividir a casa com um amor, ao morar 10 anos em república, eu vivi uma relação de casamento! Com diversos tipos de pessoas, o que me proporcionou maravilhosas oportunidades e experiências! Embora tendo afeto, mas sem sexo (e acho que isso nem vale pra todo mundo... hehe), a gente tem todos os saberes, amores, sabores e dissabores da convivência em comum. Podemos assumir como num teatro os diversos papéis de uma relação afetiva, e até familiar. É o pai que coordena (e ordena); a mãe que reclama; o filho que bagunça; fora aquele que fica lá, deitado no puff, com cara de paisagem... Daí rolam as mais engraçadas situações - das festas e risadas em comum às brigas homéricas, com platéia e tudo! E você bem sabe disso, né Nando? rs rs

    Na verdade, quando penso em casamento, penso em tolerância. Tolerância em descobrir na relação o que a gente tem de melhor e de pior; porque na experiência com o outro, este vira o nosso espelho, refletindo o que a gente muitas vezes não vê. E vice-versa. Sei lá, acho que é isso.

    ResponderExcluir
  2. Bem, por ser voce uma pessoa que nunca se casou, tem uma ótima visão acerca do assunto.
    Realmente não existe casamentos perfeitos, e nem uma fórmula perfeita, mas para uma harmonia depende da situaçao, das necessidades mútuas, de uma aceitaçao recíproca, de respeito mais enfocado na individualidade do seu par, deum compromisso sempre em mente que os impulsiona a seguir um caminho um tanto quanto paralelo sob vários aspectos, e, principalmente, o grande Ás é conseguir manter-se apaixonado pela pela pessoa que ela é hoje, mesmo diante de seus dissabores e da tempestade comum à vida de cada um, que nos transforma e nos distancia, mesmo que momentaneamente, daquele ser que um dia foi flechado pelo cupido e se viu enlaçado por alguem que ideologicamente se tornaria sua cara-metade, sua alma gêmea...

    ResponderExcluir
  3. Penso que casamento é crescimento. É saber ceder, é saber amar. Mas acima de tudo, é respeito. Estar casado é apenas mais uma opção de vida. Conheço pessoas que optaram por não casar e são muito felizes dessa forma. Acho que algumas pessoas nascem pra casar, já outras, nasceram para ficar solteiras. Essa coisa do casamento é um dom. Em alguns aspectos, concordo com o post acima, pois muitas vezes vivemos um casamento com pessoas que nem sequer beijamos. É isso.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e sugestões para novos posts...